Hoje, no Hangar Centro de Convenções, uma grande festa consagrará o projeto que trouxe de volta a autoestima do paraense, por meio das páginas do DIÁRIO DO PARÁ, mostrando as muitas qualidades do Estado. Isso porque o case “Orgulho do Pará”, com a série de matérias especiais realizada em 2009, colocou o jornal entre as empresas vencedoras do concurso Top de Marketing 2010, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Estado do Pará (ADVB-PA).
Um justo reconhecimento aos sete meses de trabalho, ou 204 reportagens, iniciadas em 25 de outubro de 2009, que diariamente ilustravam o DIÁRIO, trazendo sempre uma pessoa, um patrimônio histórico ou um aspecto cultural que fizeram com que nós, paraenses, tivéssemos destaque no Brasil e no Mundo.
Um justo reconhecimento aos sete meses de trabalho, ou 204 reportagens, iniciadas em 25 de outubro de 2009, que diariamente ilustravam o DIÁRIO, trazendo sempre uma pessoa, um patrimônio histórico ou um aspecto cultural que fizeram com que nós, paraenses, tivéssemos destaque no Brasil e no Mundo.
O Top de Marketing premia justamente todo o trabalho de excelência que o jornal teve durante a campanha. Afinal, o “Orgulho do Pará” extrapolou o jornal e integrou as todas as empresas - as emissoras de rádio, TV e jornal - da Rede Brasil Amazônia de Comunicação. Foram 100 reportagens pela TV RBA, além de entrevistas e divulgação na rádio 99FM, com a criação do jingle da campanha e realização de promoções ao público.
Isso sem contar, a interatividade com o público proporcionada pelo blog e o hotsite do Diário Online. Ali, eram postadas diariamente as matérias, vídeos e fotos, sempre com a participação do público, com críticas, elogios e opiniões diversas nas áreas de comentários. E o concurso de redação sobre o tema também movimentou as escolas e levou o projeto a premiar os melhores textos dos estudantes, que contaram, em centenas de textos, o que mais os orgulhava sobre o seu Estado. A campanha fez tanto sucesso que várias empresas abraçaram a ideia, como a Celpa, Cerpa, Banco da Amazônia, Vivo, Unama, Unimed e Vale.
Para Jader Barbalho Filho, diretor-presidente do DIÁRIO, o projeto surgiu da necessidade de criar espaço para as pautas positivas do Pará, mostrando o que o Estado possui de melhor, em todas as áreas. “Nós queríamos levantar a autoestima do povo paraense e que cada pessoa divulgasse o que temos de positivo nos quatro cantos do Estado. E tivemos um retorno maravilhoso das pessoas”, afirma.
Uma prova disso, para Jader, é a lembrança do Top de Marketing. “Esse prêmio não é só do DIÁRIO, mas de todos os funcionários do Grupo RBA e das empresas que acreditaram no projeto”, lembra. “Tudo que aconteceu reforça a necessidade de continuar a investir nessa direção, de manter aquilo que temos de bom”.
Já Camilo Centeno, diretor do grupo RBA, o fato de estar sendo reconhecido por profissionais da área de marketing e comunicação, é um estímulo a mais. “Existe um simbolismo especial no prêmio, que é o fato de estarmos sendo reconhecidos pela principal instituição de marketing do Estado, a ADVB, e por profissionais e estudiosos, já que os projetos foram avaliados pela Unama e pela Feapa”, complementa.
Para Bernadeth Lameira, editora do caderno Orgulho do Pará, transformar as ideias em realidade foi um desafio. “O projeto surgiu para durar três meses e durou sete. Foi desafiante ter matérias especiais todos os dias, com temas diferentes”, relembra. Para a editora, outro aspecto importante foi o interesse do leitor. “Houve o retorno instantâneo das pessoas através da internet e das cartas, reconhecendo o trabalho e dando sugestões”. A jornalista destaca ainda o formato gráfico diferenciado. “Foi um trabalho bem gratificante de fazer. Os repórteres, a criação visual, todo mundo se superou”. (Diário do Pará)
- EMPRESAS VENCEDORAS DO TOP DE MARKETING 2010
JORNAL DIÁRIO DO PARÁ
Case: “Orgulho de ser do Pará”
Agência: Departamento de Marketing - Jornal Diário do Pará
BOULEVARD SHOPPING BELÉM S/A
Case: “Dia das Mães e dos Namorados”
Agência: Mendes Comunicação.
CLEAN GESTÃO AMBIENTAL SERVIÇOS GERAIS LTDA
Case: Clean Comunicação e Marketing na Gestão de Pessoas
Agência: OMG Comunicação Total
CONSTRUTORA LEAL MOREIRA
Case: “Revista Leal Moreira - Inovação no relacionamento com o cliente que mudou a realidade editorial no Pará”.
Agência: Double Comunicação
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO ESTADO DO PARÁ – DETRAN/PA
Case: “Licenciamento anual. Não perca o prazo”
Agência: Castilho Propaganda & MKT
ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA – ESAMAZ
Case: “A construção da imagem institucional através do relacionamento com a sociedade”
Agência: CA No Media
NAZARÉ COMERCIAL DE ALIMENTOS E MAGAZINE
Case: “No Nazaré é muito mais barato”
Agência: Sim Comunicação
TV RECORD BELÉM
Case: “TV Record Belém, uma TV de primeira”
Agência: Departamento de Marketing - TV Record Belém
TIM CELULAR
Case: “Inovação e tecnologia para popularização do uso da internet pelo celular”
Agência: CA Comunicação e Assessoria
URBANA ENGENHARIA LTDA
Case: SOUL Batista Campos
Agência: Gamma Comunicação
Y.YAMADA S/A COMÉRCIO E INDÚSTRIA
Case: “Y.Yamada Ananindeua e Vigia. A conquista de novos mercados”
Agência: Borges Publicidade
JORNAL DIÁRIO DO PARÁ
Case: “Orgulho de ser do Pará”
Agência: Departamento de Marketing - Jornal Diário do Pará
BOULEVARD SHOPPING BELÉM S/A
Case: “Dia das Mães e dos Namorados”
Agência: Mendes Comunicação.
CLEAN GESTÃO AMBIENTAL SERVIÇOS GERAIS LTDA
Case: Clean Comunicação e Marketing na Gestão de Pessoas
Agência: OMG Comunicação Total
CONSTRUTORA LEAL MOREIRA
Case: “Revista Leal Moreira - Inovação no relacionamento com o cliente que mudou a realidade editorial no Pará”.
Agência: Double Comunicação
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO ESTADO DO PARÁ – DETRAN/PA
Case: “Licenciamento anual. Não perca o prazo”
Agência: Castilho Propaganda & MKT
ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA – ESAMAZ
Case: “A construção da imagem institucional através do relacionamento com a sociedade”
Agência: CA No Media
NAZARÉ COMERCIAL DE ALIMENTOS E MAGAZINE
Case: “No Nazaré é muito mais barato”
Agência: Sim Comunicação
TV RECORD BELÉM
Case: “TV Record Belém, uma TV de primeira”
Agência: Departamento de Marketing - TV Record Belém
TIM CELULAR
Case: “Inovação e tecnologia para popularização do uso da internet pelo celular”
Agência: CA Comunicação e Assessoria
URBANA ENGENHARIA LTDA
Case: SOUL Batista Campos
Agência: Gamma Comunicação
Y.YAMADA S/A COMÉRCIO E INDÚSTRIA
Case: “Y.Yamada Ananindeua e Vigia. A conquista de novos mercados”
Agência: Borges Publicidade
- EMPRESAS VENCEDORAS DO TOP SOCIAL 2010
ASSOCIAÇÃO VIA AMAZÔNIA - HANGAR CENTRO DE CONVENÇÕES E FEIRAS DA AMAZÔNIA
Case: “Natal para todos”
Agência: Departamento de Marketing do Hangar
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO ESTADO DO PARÁ – DETRAN/PA
Case: “Trânsito seguro. A busca constante por um trânsito mais seguro e humano
Agência: Castilho Propaganda & MKT
SISTEMA ENSINO UNIVERSO LTDA
Case: “Projeto Universo Cidadão”
Agência: DC3 Marketing de Comunicação
UNIMED DE BELÉM COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICOS - UNIMED BELÉM
Case: “Projeto Sorria”
Agência: Setor de Gestão em Responsabilidade Socioambiental - Unimed Belém
Y.YAMADA S/A COMÉRCIO E INDÚSTRIA
Case: “Loja Sustentável. Y.Yamada de olho no futuro”
Agência: Borges Publicidade
ASSOCIAÇÃO VIA AMAZÔNIA - HANGAR CENTRO DE CONVENÇÕES E FEIRAS DA AMAZÔNIA
Case: “Natal para todos”
Agência: Departamento de Marketing do Hangar
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO ESTADO DO PARÁ – DETRAN/PA
Case: “Trânsito seguro. A busca constante por um trânsito mais seguro e humano
Agência: Castilho Propaganda & MKT
SISTEMA ENSINO UNIVERSO LTDA
Case: “Projeto Universo Cidadão”
Agência: DC3 Marketing de Comunicação
UNIMED DE BELÉM COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICOS - UNIMED BELÉM
Case: “Projeto Sorria”
Agência: Setor de Gestão em Responsabilidade Socioambiental - Unimed Belém
Y.YAMADA S/A COMÉRCIO E INDÚSTRIA
Case: “Loja Sustentável. Y.Yamada de olho no futuro”
Agência: Borges Publicidade
(Diariodopara)
0 comentários:
Postar um comentário