"Orgulho do Pará" vence prêmio Top de Marketing

Hoje, no Hangar Centro de Convenções, uma grande festa consagrará o projeto que trouxe de volta a autoestima do paraense, por meio das páginas do DIÁRIO DO PARÁ, mostrando as muitas qualidades do Estado. Isso porque o case “Orgulho do Pará”, com a série de matérias especiais realizada em 2009, colocou o jornal entre as empresas vencedoras do concurso Top de Marketing 2010, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Estado do Pará (ADVB-PA).

Um justo reconhecimento aos sete meses de trabalho, ou 204 reportagens, iniciadas em 25 de outubro de 2009, que diariamente ilustravam o DIÁRIO, trazendo sempre uma pessoa, um patrimônio histórico ou um aspecto cultural que fizeram com que nós, paraenses, tivéssemos destaque no Brasil e no Mundo. 


O Top de Marketing premia justamente todo o trabalho de excelência que o jornal teve durante a campanha. Afinal, o “Orgulho do Pará” extrapolou o jornal e integrou as todas as empresas - as emissoras de rádio, TV e jornal - da Rede Brasil Amazônia de Comunicação. Foram 100 reportagens pela TV RBA, além de entrevistas e divulgação na rádio 99FM, com a criação do jingle da campanha e realização de promoções ao público.

Isso sem contar, a interatividade com o público proporcionada pelo blog e o hotsite do Diário Online. Ali, eram postadas diariamente as matérias, vídeos e fotos, sempre com a participação do público, com críticas, elogios e opiniões diversas nas áreas de comentários. E o concurso de redação sobre o tema também movimentou as escolas e levou o projeto a premiar os melhores textos dos estudantes, que contaram, em centenas de textos, o que mais os orgulhava sobre o seu Estado. A campanha fez tanto sucesso que várias empresas abraçaram a ideia, como a Celpa, Cerpa, Banco da Amazônia, Vivo, Unama, Unimed e Vale.

Para Jader Barbalho Filho, diretor-presidente do DIÁRIO, o projeto surgiu da necessidade de criar espaço para as pautas positivas do Pará, mostrando o que o Estado possui de melhor, em todas as áreas. “Nós queríamos levantar a autoestima do povo paraense e que cada pessoa divulgasse o que temos de positivo nos quatro cantos do Estado. E tivemos um retorno maravilhoso das pessoas”, afirma.

Uma prova disso, para Jader, é a lembrança do Top de Marketing. “Esse prêmio não é só do DIÁRIO, mas de todos os funcionários do Grupo RBA e das empresas que acreditaram no projeto”, lembra. “Tudo que aconteceu reforça a necessidade de continuar a investir nessa direção, de manter aquilo que temos de bom”.

Já Camilo Centeno, diretor do grupo RBA, o fato de estar sendo reconhecido por profissionais da área de marketing e comunicação, é um estímulo a mais. “Existe um simbolismo especial no prêmio, que é o fato de estarmos sendo reconhecidos pela principal instituição de marketing do Estado, a ADVB, e por profissionais e estudiosos, já que os projetos foram avaliados pela Unama e pela Feapa”, complementa.

Para Bernadeth Lameira, editora do caderno Orgulho do Pará, transformar as ideias em realidade foi um desafio. “O projeto surgiu para durar três meses e durou sete. Foi desafiante ter matérias especiais todos os dias, com temas diferentes”, relembra. Para a editora, outro aspecto importante foi o interesse do leitor. “Houve o retorno instantâneo das pessoas através da internet e das cartas, reconhecendo o trabalho e dando sugestões”. A jornalista destaca ainda o formato gráfico diferenciado. “Foi um trabalho bem gratificante de fazer. Os repórteres, a criação visual, todo mundo se superou”. (Diário do Pará)
- EMPRESAS VENCEDORAS DO TOP DE MARKETING 2010 

JORNAL DIÁRIO DO PARÁ

Case: “Orgulho de ser do Pará”

Agência: Departamento de Marketing - Jornal Diário do Pará

BOULEVARD SHOPPING BELÉM S/A

Case: “Dia das Mães e dos Namorados”

Agência: Mendes Comunicação.

CLEAN GESTÃO AMBIENTAL SERVIÇOS GERAIS LTDA

Case: Clean Comunicação e Marketing na Gestão de Pessoas

Agência: OMG Comunicação Total

CONSTRUTORA LEAL MOREIRA

Case: “Revista Leal Moreira - Inovação no relacionamento com o cliente que mudou a realidade editorial no Pará”.

Agência: Double Comunicação

DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO ESTADO DO PARÁ – DETRAN/PA

Case: “Licenciamento anual. Não perca o prazo”

Agência: Castilho Propaganda & MKT

ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA – ESAMAZ

Case: “A construção da imagem institucional através do relacionamento com a sociedade”

Agência: CA No Media

NAZARÉ COMERCIAL DE ALIMENTOS E MAGAZINE

Case: “No Nazaré é muito mais barato”

Agência:  Sim Comunicação

TV RECORD BELÉM

Case: “TV Record Belém, uma TV de primeira”

Agência: Departamento de Marketing - TV Record Belém

TIM CELULAR 

Case: “Inovação e tecnologia para popularização do uso da internet pelo celular”

Agência: CA Comunicação e Assessoria

URBANA ENGENHARIA LTDA

Case: SOUL Batista Campos

Agência: Gamma Comunicação

Y.YAMADA S/A COMÉRCIO E INDÚSTRIA 

Case:  “Y.Yamada Ananindeua e Vigia. A conquista de novos mercados”

Agência: Borges Publicidade
- EMPRESAS VENCEDORAS DO TOP SOCIAL 2010

ASSOCIAÇÃO VIA AMAZÔNIA - HANGAR CENTRO DE CONVENÇÕES E FEIRAS DA AMAZÔNIA

Case: “Natal para todos”

Agência: Departamento de Marketing do Hangar

DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO ESTADO DO PARÁ – DETRAN/PA

Case:  “Trânsito seguro. A busca constante por um trânsito mais seguro e humano

Agência: Castilho Propaganda & MKT

SISTEMA ENSINO UNIVERSO LTDA

Case: “Projeto Universo Cidadão”

Agência: DC3 Marketing de Comunicação

UNIMED DE BELÉM COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICOS - UNIMED BELÉM

Case: “Projeto Sorria”

Agência: Setor de Gestão em Responsabilidade Socioambiental - Unimed Belém

Y.YAMADA S/A COMÉRCIO E INDÚSTRIA

Case: “Loja Sustentável. Y.Yamada de olho no futuro”

Agência: Borges Publicidade

(Diariodopara)

0 comentários:

Postar um comentário